quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

É possível disparar uma arma no espaço?

resize

O espaço é cheio de potenciais perigos — cometas, marcianos, sacolas cheias de cocô de astronauta, você escolhe. Mas, caso fosse mesmo necessário se defender de um inimigo interestelar, uma arma tradicional funcionaria no espaço?

O vácuo do espaço sideral não é um problema na hora de disparar uma arma. Afinal, tecnicamente, armamentos não precisam de oxigênio para funcionar. A pólvora (ou qualquer que seja o explosivo que está no cartucho da arma) é completamente selada e não sofre interferência da atmosfera presente. Ela possui um oxidante misturado com o combustível e é perfeitamente capaz de disparar no vácuo. Até a cápsula do cartucho, que também é selada, funcionaria no vácuo.

De fato, uma arma não só funcionaria no espaço, como funcionaria até um pouquinho melhor, já que o projétil não precisaria comprimir o ar enquanto é disparado. E como no espaço não existe ar para diminuir a velocidade da bala conforme ela faz sua trajetória, a distância que o disparo pode atingir seria essencialmente infinita. É claro que a trajetória eventualmente faria uma curva, uma vez que ela provavelmente ainda estaria em órbita, mas uma órbita notoriamente diferente da órbita da arma ou da de quem fez o disparo. Leia mais...

Fonte > GIZMODO

Nenhum comentário:

Postar um comentário