segunda-feira, 21 de julho de 2014

Site mapeia delitos em capitais com informações de usuários

Reprodução

Você já foi furtado enquanto andava pela rua? Assaltado no transporte público? Se não, certamente conhece alguém que sim ou sabe de histórias do tipo. E se você pudesse compartilhar esses dados com outras pessoas na internet? Esta é a ideia do “Onde Fui Roubado”. O site reúne informações de pessoas que reportam algum tipo de delito e mostra em um mapa quais são as áreas mais perigosas em sete capitais brasileiras.

Veja como funciona:



           ACESSE > www.ondefuiroubado.com.br/

O projeto surgiu há um ano, criado por três estudantes de computação na Bahia: Filipe Norton, Fernando Sandes e Márcio Vicente. A ideia era lançar um projeto na web que pudesse alcançar um grande número de pessoas e ajudar a sociedade de alguma maneira. “Muita gente acha que foi por a gente sofrer algum tipo de violência, mas não. Buscamos alguma área social deficiente e vimos que na de criminalidade ainda faltava alguma coisa”, conta Norton. “Casou certinho, a violência é algo generalizado.”

No site, há um espaço de estatísticas baseadas nas denúncias feitas pelos internautas. Sandes conta que o foco, no início, era o mapa, mas que eles viram nas estatísticas algo importante. “Estas informações são muito interessantes já que delas podem surgir dados comparativos à medida que o site cresce”, explica. É possível saber quais as zonas mais perigosas de cada cidade, em quais bairros a violência está aumentando, quais os tipos de delitos mais cometidos. “A gente quer ir mais a fundo sobre isso e ver como podemos transformar os registros em dados cada vez mais confiáveis, para que a gente cause alguma mudança.”
Segundo Sandes, em julho o número de acessos diários cresceu muito e passou de 2.000, em junho, para cerca de 15.000.

Aplicativo
Daqui a dois meses, eles pretendem lançar um aplicativo, que está sendo desenvolvido tanto para a plataforma iOS quanto para Android. Segundo eles, os outros sistemas operacionais, como Windows, também estão nos planos. Os recursos do app vão além daqueles que o site já oferece. “Podemos utilizar a mobilidade de um celular para captar os dados de forma mais inteligente e dar um retorno ainda maior para o usuário”, afirma Vicente.

O desenvolvedor conta que, nas próximas versões, além de existir uma melhoria nos recursos já disponíveis, o objetivo é aumentar a chance de o usuário se prevenir contra crimes na cidade em que está.
Siga a FORBES Brasil no Twitter (@forbesbr), no Facebook (ForbesBrasil) e no Instagram (@forbesbr).
Assine a revista impressa, em www.assineforbes.com.br

Fonte > forbesbrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário